Luzia Lage

 

Nasce em Outubro de 1962, em Lisboa, Portugal. Completa o Curso de Desenho e Pintura no IADE, ao mesmo tempo que frequenta o Curso de Pintura na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Sobre a autora escreveu Lídia Jorge: “Através do Expressionismo animista, a sua obra revela o rigor do desenho, a transfiguração do corpo e a liberdade no espaço”


Expõe regularmente desde 1996, estando a sua obra representada em inúmeras colecções particulares nacionais e internacionais. Em 2009 foi eleita „Personalidade Feminina de Portugal 2009“ na vertente Artes Plásticas. Recebeu também em 2015 o 1º Prémio de Pintura e Fidelidade à Arte atribuído pelo Vera World Fine Art Festival.


Obra de Dimensão Pública: Painel tridimensional em azulejo - “Mães de Água”, CREL; Painel - “Nascimento da Cidade”, Edifício Imperador, Painel comemorativo para a inauguração da Casa do Artista, Lisboa, em conjunto com os Pintores: Eduardo Alarcão, José Cândido, Maria Amaral e Fernando Faria; Filme realizado por Álvaro Queiroz - “O Artista no seu Atelier” - Registos para o Arquivo Nacional da Imagem em Movimento, Acervo da Cinemateca Portuguesa


Escreveram sobre a sua obra: Paulo Morais, Rodrigues Vaz, Manuela Martins, Albertina Estrela Guerreiro, Pedro Câmara, Júlio Quaresma, Lídia Jorge, Ezequiel Marinho, Eugénio Lisboa, Mário Nunes, Fernando Pinto do Amaral, Fernando Carvalho Rodrigues, Edgardo Xavier e João Rocha de Sousa.

Set Descending Direction

   

Set Descending Direction

   

   NL